Especialização em Educação

Apoio ao Mestrado IPP

Instituto_Politecnico_do_PortoPrograma com o Instituto Politécnico do Porto, IPP-ESE em parceria com a Faculdade de Teologia Integrada – FATIN

I - ASPECTOS RELEVANTES

O Programa em Estudos Profissionais Especializados em Educação, nas suas diferentes especializações (Administração das Organizações Educativas, Educação e Formação de Adultos, Educação Especial, entre outras) contempla áreas de formação especializada que, nos termos da lei de bases do sistema educativo e da legislação sequente, qualificam para o exercício de cargos, funções ou atividades educativas especializadas, de natureza pedagógica ou administrativa, com aplicação direta no funcionamento do sistema educativo. Com a especialização em Administração das Organizações Educativas pretende-se: promover a aquisição e compreensão de um corpo de conhecimentos multidisciplinares, num quadro de formação profissional especializada, nas abordagens das problemáticas em torno da Educação em geral e, em especial, da Administração Educacional; promover a investigação aplicada, tendo em vista práticas profissionais informadas nos diferentes campos da educação; favorecer um processo de aprendizagem contínuo, autônomo e auto-orientado, que potencie a experiência adquirida; consciencializar para um posicionamento crítico e uma atuação ética no desempenho profissional em diversos níveis de autonomia e responsabilidade em situações e contextos diversificados.

II - INFORMAÇÕES GERAIS

Publico Alvo

  • Titulares de grau acadêmico Superior, no Brasil;
  • Titulares de um grau acadêmico superior estrangeiro:
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Duração da Formação

24 meses

Créditos

360 horas-aula

III - PLANO DE ESTUDOS

Plano de Estudos em  Estudos Profissionais Especializados em Educação 

UNIDADES CURRICULARES HR-AULA
Metodologias de Investigação em Educação I 45
Avaliação Institucional 35
Administração Escolar 35
Currículo e Inclusão 35
Desenho  e Desenvolvimento de Projetos 35
Educação, Sociedade e Sistemas Educativos 35
Metodologia da Investigação e Educação II 45
Métodos e Técnicas de Gestão I 35
Métodos e Técnicas de Gestão II 35
Planejamento e Gestão Estratégica 35
Sociologia  das Organizações Educativas 35
Seminário de Qualificação de Projetos 45
Total 450

IV - ASPECTOS LEGAIS

O programa é reconhecido em toda a União Européia (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES: Processo nº CEF/0910/10302) e, no Brasil, o presente programa é amparado pelo disposto nos arts. 5º, inciso II, 173, 4º, 205 e 209, da Constituição da República Federativa do Brasil/ 88, bem assim o previsto nos arts. 185, 104, incisos I, II e III, 427,476,477 do Novo Código Civil instituído pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, reconhecido em Portugal nos termos da legislação português-Decreto-Lei n.° 216/92, de 13 de Outubro, e art.0 39.° do Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 16/94, de 22 de Janeiro, alterado por ratificação pela Lei n.° 37/94, de 11 de Novembro. É re-validado no Brasil pelas determinações legais contidas nos arts. 2º; 3º, §2º; art.51, inciso XI e art.54,§3º (CONTRATO DE ADESÃO) da Lei nº 8.078, de 11.09.90 e Art. 44, inciso III, e art.48, §3º da LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação e Portaria nº 2.264,de 19.12.97, bem como os arts.39 e 42 do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, firmado entre Portugal e Brasil e no Parecer do CNE/CES nº 199/2002 e CNE/CES n°1 , de 03 de Abril de 2001. O rigor do cumprimento das exigências do nosso curso tem contribuído como facilitador do reconhecimento de diversos diplomas junto à universidades brasileiras juntamente com todo o amparo legal citado nesse parágrafo. Como diferencial do nosso curso, O  Instituto AACILUS, prestará sem custo adicional para os nossos alunos, toda a orientação e acompanhamento para a revalidação dos diplomas após a defesa final, nas Universidades Federais e Privadas, já conveniadas.

V - INVESTIMENTO

R$ 350,00 (trezentos reais) de taxa de inscrição relativamente ao processo seletivo. Os valores totais do programa variam entre 21.000,00 a 25.000,00, conforme o local, o acesso e a unidade utilizada para a realização das aulas, podendo serem pagos a vista, com um desconto de 20%, ou parcelados em 30 ou até 36 meses. Haverá um desconto de pontualidade no valor de R$ 5%, para o pagamento realizado até dia 05 de cada mês.

Caberá ao aluno providenciar a passagem aérea para a defesa a ser realizada na cidade do Porto, Portugal, além da estadia para o período da defesa. O Instituto AACILUS, estará responsável pela orientação e acompanhamento para os alunos que desejarem,a formação de grupos para a compra das passagens, emissão de passaporte, seguro viagem, formação de grupos para marcação da data da defesa, e por fim, agendamento das acomodações e ALOJAMENTOS aos interessados em se hospedar a um custo mais baixo.

VI - O PROCESSO SELETIVO

1ª Etapa: Análise de Curriculum Vitae (devidamente documentado: cópia do original). Os candidatos serão avaliados com base no curriculum vitae e na elaboração de uma entrevista escrita com algumas questões e temas relacionados à área de Educação. Será necessária a comprovação da capacidade de pagamento parcelado, nesta oportunidade.

2ª Etapa: Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula. Na ocasião da matrícula, deverão ser apresentadas as fotocópias legíveis dos seguintes documentos (caso não tenham sido apresentados na análise de currículo):

  • Cédula de Identidade e CPF (03 cópias);
  • Diploma de Graduação (03 cópias), uma delas autenticada ;
  • Histórico Escolar do curso de Graduação (03 cópias)
  • Diploma de pós-graduação com o respectivo histórico (03 cópias, se houver)
  • 03 fotografia 3×4, recente;
  • Curriculum Vitae – MOD LATTES (03 Cópias);
  • Texto manuscrito (até 20 linhas) que evidencie os motivos da sua inscrição, bem como
    a relevância para o projeto de vida profissional do candidato;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

 

Quaisquer outros esclarecimentos poderão ser obtidos com os seguintes contatos:

• Prof. Mauro Marques: (27) 3237-0458: (27) 98125-7342, celular,
• Profa. Eloisa Helena Freitas (22) 99984-7670, Marissol Marques (31) 9541-2665

mestrado vitoria, pós vitoria, mestrado em vitoria, revalidação